Siga este guia prático para o ajudar a escolher o hidratante ideal para o seu tipo de pele!
Escolher o hidratante certo parece, à partida, uma tarefa simples. Tudo o que precisamos é de algo que hidrate a pele... certo? Bem, sim — mas com a enorme variedade de hidratantes disponíveis atualmente no mercado (cremes em gel? cremes oclusivos? cremes híbridos?), encontrar o mais indicado pode ser como procurar uma agulha num palheiro.
Para simplificar, recomendamos que tenha em conta dois fatores essenciais ao escolher o seu hidratante: o seu tipo de pele e os ingredientes mais adequados para a hidratar corretamente. Continue a ler para descobrir quais são esses ingredientes!
Para Peles Oleosas:
Se tem pele oleosa e produz excesso de sebo com frequência, o último que precisa é de um produto que a torne ainda mais brilhante. É por isso que muitas pessoas com pele oleosa tendem a evitar o uso de hidratantes. No entanto, ao aplicar um hidratante de forma regular e manter a pele bem hidratada, pode na verdade ajudar a preenchê-la, reduzir linhas finas e, mais importante, equilibrar a produção de oleosidade, deixando a pele com um aspeto mais saudável e menos brilhante.
Procure hidratantes com textura em gel, pois estas fórmulas são leves e não deixam aquela película oleosa na pele. Ingredientes como Ácido Hialurónico e Glicerina são humectantes que proporcionam hidratação eficaz sem pesar. Por outro lado, deve evitar ingredientes muito pesados que possam obstruir os poros, como Óleo de Coco, Azeite, Lanolina ou produtos à base de Petrolato.
Para Peles Secas:
Embora o uso de hidratante seja essencial para qualquer tipo de pele, no caso da pele seca e madura, ele torna-se absolutamente indispensável para conseguir uma tez hidratada, luminosa e com aspeto preenchido. A pele seca tolera bem óleos ricos e fórmulas mais densas, por isso deve procurar produtos que realmente reforcem a hidratação — como os hidratantes com base cremosa.
Tudo o que tenha uma textura cremosa tende a conter oclusivos e/ou emolientes, que ajudam a selar a hidratação no final da sua rotina de cuidados de pele. Ingredientes úteis a procurar num hidratante para pele seca incluem: Ceramidas, Esqualano, óleos de origem vegetal como o Óleo de Jojoba, Vitamina E e Dimeticona.
Para Peles Normais e Mistas:
As peles normais e mistas geralmente toleram bem a maioria dos tipos de hidratantes. No entanto, no caso da pele mista, o segredo está no equilíbrio — deve procurar fórmulas com ingredientes multifuncionais que hidratem eficazmente sem exagerar, ao mesmo tempo que ajudam a tratar outras preocupações, como acne ou manchas.
Uma combinação equilibrada de ingredientes solúveis em água (como o Ácido Hialurónico e a Glicerina) com ingredientes solúveis em óleo (como as Ceramidas e o Óleo de Jojoba) pode ser especialmente benéfica para manter a pele bem hidratada e equilibrada.
Para Peles Sensíveis:
Ao escolher um hidratante para pele sensível, é fundamental optar por fórmulas com uma lista de ingredientes curta e simples. Quanto mais ingredientes um produto tiver, maior é o risco de causar irritações.
Procure ingredientes naturais e calmantes como Camomila, Calêndula, Aveia Coloidal, Manteiga de Karité e Chá Verde. Estes componentes ajudam a suavizar a pele e a reduzir a vermelhidão ou desconforto.
Por outro lado, é aconselhável evitar produtos com potenciais agentes irritantes, como fragrâncias, corantes artificiais, álcoois em excesso e sulfatos.
Por fim, embora seja recomendável fazer um teste de sensibilidade com qualquer produto novo, isso é ainda mais importante no caso das peles sensíveis e reativas!